(Uma carta em nome de toda a Cozinha Omelética)
“Cidade do México, 29 de maio de 2025.
Caro amigo, leitor, espectador, internauta,
Comemoramos hoje, exatamente hoje, 25 anos de Omelete. Foi nesta data, há duas décadas e meia, que subimos as primeiras notícias no site Omelete.com.br. A ideia naqueles dias não era estar em outro país, ter uma presença internacional, com um dos maiores eventos de cultura pop do mundo.
Não, a gente só queria se divertir, informar, conversar com outras pessoas que gostavam das mesmas coisas que a gente. Como consumíamos cultura pop já há algum tempo – lendo livros e HQs, vendo filmes e séries, indo a shows e jogando games (videogames e RPG) – víamos um caminho de falar de um assunto e indicar também outras coisas e, assim, abrir horizontes, mostrar o que estava sendo lançado de legal.
Daí o nome Omelete. A gente podia misturar um monte de ingredientes que a gente gostava, mexer tudo, botar no fogo e servir.
O site veio logo depois do estouro da “bolha da internet” e foi durante muito tempo um trabalho-hobby, algo que a gente fazia nas noites, madrugadas e fins de semana, depois do “trabalho principal”. E dá para dizer que demos muita sorte neste caminho todo. Sorte porque estávamos no lugar certo e na hora certa fazendo (do jeito certo) o que gostávamos e entendíamos.
Vamos lembrar que foi no mesmo ano de 2000 que saiu o primeiro filme dos X-Men nos cinemas. Uma das primeiras notas que entrou no ar foi sobre quem poderia ser o Homem-Aranha no primeiro filme do Amigão da Vizinhança (Heath Ledger, Wes Bentley, Chris Klein, Tobey Maguire, Ewan McGregor, Nicholas Brendon e Leonardo DiCaprio estavam entre os rumores da época, com filmagens marcadas para iniciar em dezembro daquele ano).
Sim, foi naquele momento que Hollywood começou a enxergar nos quadrinhos uma matéria-prima já testada, com centenas de personagens e milhares de histórias. E nós já conhecíamos aqueles heróis e aquelas histórias e fazíamos matérias, artigos e íamos acompanhando tudo o que ia saindo até as estreias e já de olho no que viria a seguir.
E assim o site foi crescendo, fomos conhecendo mais gente, entrando no mercado, sendo chamados para eventos inimagináveis para um site, como, por exemplo, entrevistar os Hobbits e Peter Jackson na premiére mundial de O Senhor dos Anéis – As Duas Torres, em Paris, ver as filmagens de Superman – O Retorno, na Austrália. Vale lembrar que naquela época, a gente competia por este espaço com veículos impressos como Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo, Veja, SET, etc. e o Omelete foi um dos primeiros sites a estar ali, lado a lado com eles. Assim como fomos pioneiros também em buscar oportunidades de vídeo, fazendo entrevistas onde antes só entravam Rede Globo, SBT, MTV…
Sim, tivemos sorte, mas também foi muito trabalho. E não só de uma pessoa, mas de um grupo. Uma equipe que sofreu inúmeras modificações ao longo do tempo, mas que sempre teve muito carinho com o que estava fazendo. Talvez este seja o “ingrediente secreto” da nossa receita de Omelete: a gente ama o que a gente faz.
E vamos continuar fazendo!
O Omelete já não é só um site há muito tempo. É uma enorme comunidade de gente que vive cultura pop.
Mais 25 anos?
Não dá para saber, mas graças a você, nosso pote de energia está bastante cheio.
Por isso, obrigado a você que de alguma forma chegou aqui, seja pelo site, pelas redes sociais, pelos vídeos, pelos eventos.
Vida longa e próspera e que a força esteja sempre com você!
Abraços e beijos,
Marcelo Forlani (em nome de toda a Cozinha Omelética)”